Escrevendo para o Mundo

Consciência Negra


Ser negro e gostar de ser negro


É um grande desafio ser negro numa sociedade racista, mas é bom saber que é possível.
A negação do ser negro é uma forma terrível de autodestruição, de aniquilamento da própria identidade. Ou o negro se aceita, gosta de si mesmo ou ele não existe enquanto ele quer ser branco.
O homem tem que gostar de si mesmo, gostar de ser negro, gostar de pessoas de pele negra. Pode ser um processo demorado mas, luminoso e libertador.
Lentamente o negro vai superando a terrível experiência de não ser : não ser branco, não ser aceito, não ser como os outros.
Quando ele aceitar plenamente, não vai mais carregar a cor da pele como um peso.
Vai assumir e trabalhar a própria identidade, a cor negra.
“A justiça social tem que estar acima da cor das pessoas”
A luta é de todos nós.

Fonte: Diário do povo, campinas SP, número comemorativo do Centenário da Abolição, 13/05/1988)

O negro no Brasil vem tomando consciência de que está perdendo sua identidade, sua cultura e os valores de sua longa história. E por isso, vem se organizando frente ás constantes ameaças e proibições da sociedade dos brancos.
O movimento negro, no Brasil, congrega pessoas, negros e brancos, homens e mulheres, intelectuais e analfabetos que se interessam pela situação e pela cultura dos brasileiros negros.
O movimento quer mostrar que de, e fato,a cor da pele de uma pessoa “não tem nada a ver”... e que há negros e brancos bons e capazes, marginais e preguiçosos. Nenhum é melhor.
Um e outro podem aprender tudo. O mesmo Q.I., o mesmo corpo, as mesmas capacidades, se, desenvolvidas.
Foi essa convicção profunda que deu, por exemplo, a Martin Luther King a coragem e soberba com a qual ele fez estremecer o colosso americano, levando toda a nação a melhor conhecer-se e a perceber a enorme riqueza que representava a presença e a força colossal negra como fator de progresso não só para quebrar recordes e conquistar medalhas olímpicas, mas para a vida da nação como um todo.
O grande líder negro, conseguiu ensinar o ovo negro americano a conquistar pacificamente alguns direitos humanos fundamentais : a liberdade e viver, de morar e o direito de votar.







Programa Escrevendo para o mundo








É um Programa da SMEC de Guaratinguetá em parceira com a empresa Planeta Educação que visa o uso dos Blogs escolares como ferramenta de formação de leitores e escritores competentes, que compreendem o valor social e cultural da linguagem escrita.
 Neste sentido o programa concebe o blog como um espaço de registro do trabalho realizado, de divulgação deste; de provocação do leitor e do escritor que se posiciona frente ao registro encontrado. Esse posicionamento do leitor deve gerar novas provocações, idéias ao autor do trabalho. 
O blog só poderá cumprir este papel se houver um trabalho na escola e em sala de aula com este fim para ser compartilhado. Para que este movimento ocorra é preciso garantir autores e leitores sugerindo, portanto, intercâmbio e a parceria entre escolas.  
Objetivos do Programa:
ü  Formar leitores e escritores competentes.
ü  Resgatar um dos veículos de comunicação virtual que já existe na Rede Municipal de Ensino que são os blogs escolares como ferramenta de veiculação da vida escolar, da produção e do conhecimento de crianças, adolescentes e professores.
ü  Associar a esse resgate a formação continuada de professores, para implementarem e ampliarem a produção escrita, a leitura e o uso do blog.
ü  Incentivar a parceria entre escolas, através do “encontro” virtual nos blogs.