Arquivos

Professoras:  Letícia  e  Carolina

Alunos plantando ...    

Nossa horta

Regando a terra

Participação dos professores e alunos

Jardim da Escola









Nosso "Director" Sr. Humberto

Tia Ednéia e as crianças

Nosso parquinho

Diversão

 Parquinho





Receitas econômicas junto com a Comunidade




Plantio Pau Brasil em nosso jardim





                                             
Oficina de Guloseimas Biscoitinhos 
                
      
Trabalho correto de descarte das Pilhas e Baterias




Receitas Econômicas de Biscoitinhos de Casca de Banana



Tia Sonia,Tia Ednéia e Tia Heloisa

 
                       Oficina de Suco de Casca de Abacaxi


 Tia Márcia Bass e Tia Conceição

 Espaço da Informática  


Informática    

Introdução à informática
Ericka Vanessa Téc. de Informática

 A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. 
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância.
Segundo FRÓES : “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relata KERCKHOVE , na Pele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”
                                                                                             
                                                                                 Charles Chaplin


BLOG DAY

O que é o BlogDay?
BlogDay foi criado na convicção de que os bloggers deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs,de outros países ou áreas .
intereshttp://jacirinha.blogspot.com/2010/08/molde-presente_12.htmlse.
Nesse dia os bloggers recomendarão novos blogs aos seus visitantes

O que acontecerá no BlogDay?

Durante o dia 31 de Agosto, bloggers de todo o mundo farão um post a recomendar a visita a novos blogs, de preferência, blogs de cultura, pontos de vista ou atitude diferentes do seu próprio blog. Nesse dia, os leitores de blogs poderão navegar e descobrir blogs desconhecidos, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos bloggers.
http://amigasdaedu.blogspot.com/ È UM BLOG SUPER ATRATIVO, COM DIVERSAS OPÇÕES DE TRABALHO EDUCACIONAIS, PROJETOS. ATIVIDADES, DATAS COMEMORATIVAS, HISTÓRIAS E ARTESANATOS.
http://jacirinha.blogspot.com/2010/08/molde-presente_12.htmlUM BLOG BEM CONHECIDO, COM DIVERSOS TIPOS DE ARTESANATOS, COM DATAS COMEMORATIVAS, LEMBRANCINHAS E OUTROS.

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/ Atividades para educação infantil, Atividades prontas para baixar, projetos, plano de aula, músicas em MP3, Histórias Infantis, Peças de Teatro, Dicas, temas relacionados e muito mais.
Postado Tia Shirley

Televisão: amiga ou inimiga?
 

A televisão é o mais influente meio de comunicação social, pois alcança milhões de pessoas ao mesmo tempo e consegue ser entendido por todas elas, ainda que de formas diferentes, pois cada indivíduo interpreta ao que assiste na TV em função do conhecimento que já tem sobre as coisas.
A TV informa, diverte, estimula a fantasia e a imaginação e traz para você, o telespectador, notícias, versões do que está acontecendo perto de você ou em lugares distantes. E você assiste a tudo isso, deitado ou sentado, dentro de sua própria casa.
Fala-se muito ainda que as crianças não lêem, não vão bem na escola, não estudam, têm dificuldades de se expressar porque assistem à televisão quase todo o tempo. Esse é um preconceito já desgastado e que procura transformar a televisão em bode expiatório. Se a criança acaba assistindo a cinco horas de TV por dia em vez de brincar fora de casa e com amigos é porque alguma coisa errada está acontecendo. Na certa, a sociedade e a cidade não estão oferecendo a ela outras opções de lazer.
Por que a televisão se torna uma coisa tão atraente? Se outros tipos de divertimentos fossem propostos às crianças, será que não as atrairiam também?
Está na hora de a escola aliar-se à televisão. A TV pode ajudar no trabalho em sala de aula, inclusive ensinar as crianças a se tornarem mais seletivas e críticas em relação aos programas e ao próprio veículo. Pela linguagem verbal, aliada aos outros sons e às imagens, é possível fazer uma análise do que se está vendo. Por exemplo, se você observar os comerciais de TV, sobretudo aqueles destinados ao público infantil, verá que há coisas muito bonitas e positivas. O comercial brinca com adjetivos, com diminutivos de nomes, com a rima, com a linguagem afetiva da criança e usa muito a linguagem poética. O professor de português pode aproveitar tudo isso para ensinar a refletir sobre os usos da nossa língua e também para alertar sobre a presença constante de imperativos disfarçados que são embutidos em todos os comerciais. Eles dão ordens nem sempre muito claras. E você não deve nem precisa obedecer a eles, a menos que faça uma análise crítica do que mostram e dizem e concorde com isso.
Maria Thereza Fraga Rocco. Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo. Autora do livro Linguagem autoritária, televisão e persuasão.Fonte:
BRAGANÇA, Angiolina; CARPANEDA, Isabella. Bem-te-li: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 1999. (Coleção Bem-te-li; v. 4)
Tangram 
Veja o que pode criar com o TANGRAM!
Você orienta e organiza o mural com a participação deles. Seus alunos executam a tarefa e dão idéias.
Aproveite para enfeitar a sala de aula ou o pátio da escola com a chegada da Primavera.
Divida a classe em grupos. Cada grupo pinta as peças do Tangram com uma cor de modo que possibilite obter várias cores e muitas peças iguais.
Aplique essa técnica trabalhando conteúdos das  Disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, em todos os anos (séries).
Use a sua criatividade e explore a de seus educandos.
O Tangram pode ser confeccionado à mão (dobradura) marcando dobras e recortando as peças com os dedos. Desenvolve também áreas do desenvolvimento (capacidades e habilidades).
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretêm os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) . A História do tangram começa com peças onde podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".a dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretém os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

                Postagens Cantinho da Informática
 Trabalhos dos alunos Laboratório de Informática
                                 Cantinho Tia Ednéia 3 º H
Cartão Postal de Guaratinguetá Realizado Laboratório de Informática

Ficha Técnica Insetos e Animais de Jardim


Cantinho da Tia Carolina 5 ºAno X 
  
Projeto com Professora Carolina 5º Ano X  " Eleições 2010"

Após ter trabalhado em sala de Eleições, os alunos realizaram vários trabalhos no laboratório de Informática, onde criaram panfletos de campanha, cédula de eleição, etc. Foi apresnetado e explicado aos alunos slide (power points) sobre Monarquia, Parlamentarismo e Monarquia. Os alunos amaram as imagens e realizaram desenhos no paint brush sobre cada assunto tratado. A Professora Carolina realizará um evento na sala de aula com particpação da mediadora de Informática Ericka Vanessa, onde os alunos irão disputar uma eleição.
O assunto tomou um ramo tão sério que a campanha está sendo feito de fato.   Confira nossos desenhos.






Castelo de Buckingham


Brasília (Construção da cidade ) Governo de JK
 

Plano de Governo dos Candidatos

Partido










Cantinho da Tia Shirley  4 º Ano T

Produção de Texto Crônica
Aluno : Igor
Professora : Shirley 4º ano T


Que eleição

Que eleição é essa um candidato ofendendo o outro, assim a gente não sabe em quem votar.
No horário eleitoral eles se esquecem de explicar o que irão fazer para melhorar a situação do país, assuntos como : moradia, saúde e educação, o Brasil sempre irá precisar de atualizações, afinal, o mundo muda a todo instante.
Meus pais me contam que ouvem a mesma história desde criança. Será que essa história não vai ter fim?
Dizem que devemos conhecer os candidatos antes e votar, só que depois que eles ganham a eleição, eles parecem que mudam para pior, não cumprem o que prometem e aí aparecem os escândalos.
Portanto, nessas eleições as pessoas devem votar e rezar para que tudo dê certo no futuro.
boa sorte, povo brasileiro.




Produção de Texto Crônica
Aluno : Lucas Henrique
Professora : Shirley 4º ano T
Os presidentes

Esses presidentes que não fazem nada para o Brasil, só querem saber de dinheiro, agora fica passando na televisão, no horário político que a Dilma fala que vai melhorar as escola públicas, que vai aumentar a bolsa família, mas ela não faz nada, esses presidentes de hoje, só querem saber de dinheiro.
Para ser sincero eu queria que nenhum desses presidentes ganhassem porque vai ser tudo a mesma, eles não vão fazer nada para o Brasil principalmente a Dilma.
  
                                         

                  Cantinho da Tia Daniele 4 ºAno P      

                      Consciência Negra  Professora : Daniele 4 º P

Anteriormente, solicitado para as crianças trazerem de tarefa algo sobre "Consciência Negra", a pedido da Profesora de Informática Ericka Vanessa culminando com nosso projeto.
No dia seguinte, com os alunos em círculo, cada criança leu o que ouve oq ue trouxe, começamos as reflexões...
  • Por que o dia da Cosnciência Negra?
  • Por que os negros foram escravizados?
  • Quem foi Zumbi?
  • O que era Quilombo?
  • Por que o nome Quilombo dos Palmares?
  • Por que os negros se refugiavam em quilombos?
  • Como os negros eram tratados nas fazendas? Como se alimentavam? Como se vestiam? Como dormiam?
  • Por que o desejo de liberdade?
  • Por que o Movimento de Abolição foi ganhando força?
  • E hoje em dia, existe preconceito? Você já presenciou algum?
  • O que você pensa sobre as COTAS?
Depois de ouvir as opiniões dos alunos, foi solicitado que escrevessem em folha á parte, sobre a CONSCIÊNCIA NEGRA,  cosniderando tudo que foi abordado e ilustrar o texto.
A princípio, os alunos ficaram inibidos, mas com o decorrer das leituras foram adquirindo argumentos para falar sobre, souberam ouvir os colegas e falaram cada um por vez.
Após esta tarefa realziada em sala de aula, os alunos no Laboratório de Infromática irão digitar seus textos no nosso Blog.

Consciência Negra
Christopher Eduardo

Numa época, um padre recolheu uma criança pequena e negra ele colocou o nome de Zumbi. o padre ensinou a criança a ler, escrever e ser honesto paar todos.
Um dia o menino cresceu e foi ajudar seus irmãos no Quilombo.
Ele foi ajudar os seus irmãos de cor, os brancos maltraram eles, e cortou a sua cabeça para colocar numa praça pública e avisar os negros se sair da senzaria eles podem morrer sem a cabeça.

Consciência Negra
João Vitor

A Cosnciência Negra é comemorada no Dia 20 de Novembro a Consciência Negra, é um dia dos negros escravos, os escravos não podem fugir da senzala, senão eles erama chados e apanahvam. Os escravos não paravam de trabalahr. Eles tomavam banho, uma vez na semana, eles que plantavam e colhiam para comer e a Princesa Isabel como na casa grande.

Consciência Negra
Sarah

No dia vinte de novembro é o dia da Cosnciência Negra. Que quer dizer libertação dos escravos, dos homens.
Numa guerra que foram mortos muitos negros e nasciam mais negros.
Um bebê foi dado o nome de Francisco, mas quando cresceu foi chamado de Zumbi.
Ele fugiu para lutar e libertar os escravos, Zumbi foi morto e colocaram a sua cabeça em praça pública.

Consciência Negra
Lívia Samara

Dia 20 de Novembro nós comemoramos o Dia da Consciência Negra.
Os brancos tinham um grande preconceito com os negros, antigamente os negros trabalhavam muito, só que eles não recebiam nehum dinheiro, eles trabalhavam para ter um lugar para dormir, uma roupa para vestir e um pouco de comida para eles se alimentarem, se eles não trabalhassem, eles apanhavam e muito.
Se os escravos tentassem fugir e os escravos fossem achados pelo guardião da fazenda, eram mortos ali mesmo.
Um padre (branco) adotou um menino (negro) e a população branca não aceitava isso, mas o padre dava educação e muito carinho para o menino, quando o garoto completou 15 anos ele resolveu fugir para ajudar seus irmãos de cor, ele andou mais ou menos 132 quilometros.
Chegando no quilombo, Francisco como era seu nome, adotou o nome de Zumbi dos Palmares, ele e a princesa Isabel começaram a lutar pela liberdade dos escravos,a té que um dia o Zumbi foi morto e a sua cabeça ficou exposta na praça pública para servir de exemplo para os outros escravos que tentassem fugir, iria morrer e sua cabeça ia ficar exposta assim.

Consciência Negra
Tayná

Os negros foram muito discriminados por causa de sua, por isso eles eram presos e iam para senzala.
Eles eram maltrados pelos brancos porque eles não aceitavam a cor.
Os engros ficavam com medoe  faziam de tudo e se falassem alguma coisa apanhavam muito.
Eua cho isso muito errado, porque é igual a gente e deve ser tratado com gente.
Eles foram muito mal tratados, desde crianças já trabalhavam.
Um padre pegou uma criança para cuidar mas todos não aceitavam o padre cuidar de um menino que não é branco.
Consciência Negra
Raquel

O dia da Consciência Negra se coemmora no dia 20/11. A consciência negra é uma coisa que foi representada por um menino negro, na época o menino perdeu a mãe, seu pai.
O menino deu sorte de um padre pega-ló para criar, o povo quando ficous abendo que o padre criou o menino, ensinou a ler, eles ficaram xingando o padre por ensina-ló essas coisas que era de brancos, o padre deu seu nome de Francisco.
Francisco foi crescendo e falou assim mesmo : que iria voltar ao Quilombo dos Palmares.
Francisco fugiu do padre, certo dia e foi até o quilombo,a ndou 132 km para chegar lá.
Quando chegou lá, ele foi lutar o rei tinha sido traído, ele asumiu a liderança.
Os brancos foram cortar a sua cabeça e deixaram para os negros não fugirem e olhar o que aconteceu.
Eu achei essa lei muito boa e gostei de viajar no tempo dos escravos.

Consciência Negra
Maria Antonieta
Os negros eram muito maltratdos pelos brncos, eles eram vendidos como mercadoria os negros ficavam em senzalas deitados no chão, depois de trabalhar muito.
Os escravos se tentassem fugir ficariam no tronco sem beber ou comer, eles comiam uma comida que era uma lavagem.
Depois que a princesa Isabel assinou um papel acabando com a escravidão eles ficaram livres.

Consciência Negra
Anderson do Carmo

Os escravos moravam numa senzala e apanhavam dos brancos.
Os brancos pegavam os escravos e colocavam eles no trocno e depois pegavam o chicote e davam e davam nos negros. Os negros contavam uma história de um menino que chamava Zumbi dos Palmares, ele é um negro e eles comiam uma comida quase igual uma lavagem.
Quem libertou os negros foi a princesa Isabel.
Foi por isso que no dia 20 de Novembro se comemora o dia da Consciência Negra

Consciência Negra
Marcelo

Os escravos foram escravizados e eles tinham que trabalhar para os brancos.
E eles ficaram dentro de uma senzala e também eles vestiam trapos e comiam uma comida que parecia uma lavagem e também eles dormiam no chão na senzala e se fugissem da senzala eles morreriam e os brancos os matavam e colocavam suas cabeças em praça pública.
Eles conseguiram fugir, fugiram para o Quilombo dos Palmares.

Consciência Negra
Danielle Cristina

Tinha um negro que um pdre pegou ele para ensiná-lo a ler,escrever e educá-lo, mas ele voltou para o quilombo paar ajudar os irmãos de cor, só que o Zumbi morreu numa guerra com os brancos e eles degolaram a cabeça do Zumbi e colocaram em praça pública para os negros não confrontar com os brancos.
Consciência Negra
Eduarda Cruz

Um padre pegou um menino negro para cuidar, chamado Francisco. E os brancos deixaram, porque acharam que ele ia fazer o emnino de escravo.
Mas  não, era exatamente o contrário, o padre cuidadva do menino, o ensinava e lhe dava de comer.
Quando o menino cresceu, ele fugiu, para ajudar os seus irmãos de cor. Quando foi pego, os brancos cortaram a cabeça do menino e deixaram exposta na parça pública.
para que os outros não fizessem o mesmo, se não seriam mortos.

Consciência Negra
Carla

Dia 20 de Novembro é o Dia que se começa a Cosnciência Negra.
A liberdade dos negros, para mim pessoa , pessoa é o mesmo que o outro.
Branco e negro podem ser uma cor de pele diferente. Mas barnco é o mesmo que negro são pessoas!
Então para mim é a mesma coisa.
Começando a história : os negros vieram trabalhando, ralando até dormindo na senzala e já os brancos vieram como prícinpes e princesas, porque eles não trbalahavam e moravam em casas grandes eram ricos!
Mas essas coisas que aconteciam com os negros, começou a mudar quando a princesa Isabel assinou para a liberdade desde então não tem mais senzala e também os negros não trabalham ralando mais, ganham dinheiro agora para trabalhar!Agora são amizades unidas!

Consciência Negra
Maria Eduarda do Prado




A consciência negra comemora dia 20 de Novembro o dia da Consciência Negra.
Quer dizer libertação dos escravos, os homens brancos batiam nos negros, a princesa Isabel assinou para que, parassem de bater nos escravos.
Numa geurra foram mortos muitos ngros, mais um bebê foi dado o nome de Francisco.
Mas quando cresceu foi chamado de Zumbi. Ele fugiu, para lutar e conseguiu, libertar seu irmão de cor.
Mas ele foi capturado e sua vcabeça foi exposta em parça pública.
Amigos para sempre!